Laboratório de Ecologia Funcional de Plantas - UNICAMP

To access the English version click here

    

    Aline Lopes e Lima  - mestranda em Biologia Vegetal/UNICAMP - allbio03@gmail.com 

Drimys brasiliensis - medição do fluxo de seiva

 

Mata de altitude 

Projeto de mestrado: O papel ecológico da neblina e as vias de absorção de água pelas folhas em três espécies lenhosas de Matas Nebulares, SP – Brasil (Aline Lopes e Lima & Rafael Silva Oliveira)

Eventos de neblina, orvalho ou chuva fraca constituem uma importante fonte de água em vários ecossistemas terrestres. Esses eventos molham as superfícies foliares das plantas, mas não chegam a aumentar significativamente o conteúdo de água no solo. Várias espécies lenhosas são capazes de absorver água diretamente pelas folhas. No entanto, pouco se sabe sobre o papel ecológico desse processo e os mecanismos e estruturas envolvidos no transporte de água do exterior para os tecidos foliares, especialmente em espécies tropicais. Nesse contexto, nosso estudo teve como objetivos avaliar o potencial de absorção de água pelas folhas, determinar as possíveis vias anatômicas envolvidas e elucidar as conseqüências desse processo no desempenho ecofisiológico de três espécies lenhosas comuns nas matas nebulares do sudeste brasileiro, Drimys brasiliensis, Eremanthus erythropappus e Myrsine umbellata. Demonstramos que durante eventos de neblina, as três espécies vegetais de matas de altitude podem absorver água diretamente pelas folhas. A aplicação do modelo de mistura isotópica e dos sais traçadores de via apoplástica associados à abordagem ecofisiológica proporcionam fortes evidências que nos permite compreender a neblina como fonte alternativa de água relacionando-a outros aspectos das relações hídricas das plantas. Além do reconhecimento da absorção e das vias envolvidas no transporte de água pelas folhas verificamos que a estratégia pode conferir vantagem durante os períodos com baixa precipitação, pois permite a hidratação dos tecidos vegetais e a prevenção aos efeitos adversos da falta de água no solo, podendo inclusive favorecer a realização de trocas gasosas, o crescimento e a sobrevivência das espécies. É possível que a obtenção de água pelas folhas seja uma estratégia mais generalista do que se reconhece até o momento ocorrendo inclusive nos ecossistemas tropicais.

Palavras-chaves: neblina, traçadores apoplásticos, isótopos estáveis, fluxo de seiva, matas nebulares, desempenho ecofisiológico, Drimys brasiliensis, Eremanthus erythropappus, Myrsine umbellata.

 

Make a Free Website with Yola.